Alimento nutritivo e rico em energia, açaí é uma das frutas mais completas

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de agosto de 2018 às 18:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bastante nutritivo e apesar de ser saudável, açaí não deve ser consumido sem controle

Carro-chefe em frutarias e lanchonetes francanas, o açaí caiu no gosto dos praticantes de atividades físicas como um alimento nutritivo e rico em energia. Utilizada em diversas receitas na região Norte do país, a versão original do açaí, uma pequena fruta redonda, de coloração que varia entre o roxo e o preto, é fonte de vitamina E, carboidratos, proteínas e minerais, além de ter um grande efeito antioxidante, melhorando o sistema imunológico. Então açaí é saudável, certo? Em partes…

Seu sabor real, entretanto, não é nada doce, difere da forma como é conhecido em outras partes do país. Para deixá-lo mais palatável e com uma consistência mais viscosa, semelhante à do sorvete, empresas que produzem a massa acrescentam uma alta quantidade de conservantes, açúcar, gordura vegetal e emulsificantes. O xarope de guaraná, um dos ingredientes do açaí vendido na maioria dos supermercados e lanchonetes, contém frutose, que pode provocar gordura no fígado.

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado pelo site Stack.com utilizou o açaí na tigela servido por uma rede de sucos e smoothies com 91 lojas espalhadas pelo país, para mostrar se o açaí é saudável como muitos imaginam. Cada porção comercializada na franquia, coberta apenas com fatias de banana e granola, contém 65 gramas de açúcar, o equivalente a uma garrafa de 600 ml de Coca-Cola.

O acréscimo de conservantes e gordura diminui a concentração da matéria-prima do açaí, o que ajuda a diminuir os custos de produção para os fabricantes. “A polpa autêntica do açaí é diferente dessa mistura porque sua composição leva menos açaí, o que diminui a ação antioxidante. A cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante. Quanto mais escura for a polpa do açaí e mais roxa ficarem a boca e os dentes após o consumo, maior a ação antioxidante no nosso corpo”, explica a nutricionista Camila Fernandes.

Muito mais benefícios

A dica da nutricionista é olhar sempre o rótulo da lista de ingredientes das opções disponíveis em supermercados para checar se o produto leva muitos conservantes. Quanto menos ingredientes, mais saudável é o produto. Ela diz que uma opção de açaí mais saudável pode ser encontrada em feiras orgânicas. “Existem opções de massa só com açaí e água. As pessoas podem fazer em casa a própria mistura, acrescentando banana congelada. A consistência é a mesma”, completa.

Mas, independente disso, ela diz que o alimento é excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de um grande poder antioxidante. O açaí ainda possui proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1 e C, além de minerais como ferro e fósforo. “Além de ser um excelente repositor energético, beneficia o trânsito intestinal, pelo aporte de fibras”, diz Camila, acrescentando que a alta concentração desses nutrientes vem chamando a atenção dos cientistas e as mais recentes pesquisas têm rendido à fruta a fama de ser a campeã brasileira nesse quesito.

Apesar disso, se a ideia é manter o peso ou emagrecer, por ser um alimento de elevado teor calórico, o açaí é indicado para pessoas que realizam exercícios e adotam uma alimentação equilibrada. Mas isso não significa que quem está brigando com a balança deve passar longe dele. Em vez de comer uma tigela com todas as frutas complementares a que tem direito, o que, na verdade, agrega mais sabor ao alimento, pode-se optar apenas pelo concentrado de açaí, ou então pelo seu suco. Ou seja, com sabedoria, é possível aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta brasileira sem colocar o peso em risco.