Alimentação saudável pode ser uma aliada no controle da depressão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de janeiro de 2016 às 16:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Frutas, verduras, ovos, mel, peixe e carnes devem ser consumidos para garantir equilíbrio

​A depressão é considerada o “mal do século”, causando sentimentos de tristeza profunda, desamparo, inutilidade e um grande desespero. Quando moderada, seus sintomas são inapetência, fadiga, insônia e uma baixa estima difícil de ser controlada.

Se for uma depressão mais forte ela irá causar perda ou ganho de peso, insônia ou uma vontade desesperadora de dormir, um completo desapego material e emocional, intolerância ao convívio com pessoas e nenhuma vontade de realizar absolutamente nenhuma tarefa, por mais simples que essa possa parecer, além de sentimentos de culpa chegando até mesmo em pensamentos suicidas.

 A sensação de vazio, irritabilidade, pessimismo, ansiedade, perda da libido e dificuldade de concentração também são sintomas dessa doença.

Se não for tratada por profissionais especializados, a depressão pode durar períodos longos, prejudicando a vida social, familiar e ocupacional.

Uma alimentação saudável, regrada e com muitas frutas e verduras pode ajudar a controlar a doença, dando sensação de bem estar e tranquilidade.

Confira os alimentos que podem colaborar:

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas

Leite e iogurte desnatado

Laranja e maçã

Mel

Ovo

Peixes 

Frutos do mar

Pão integral

Abóbora

Arroz Integral

Repolho

Couve

A prática de exercícios físicos também uma alternativa importante e muito eficiente para amenizar a depressão. Consulte um médico e busque a orientação adequada.