Agências de turismo da região veem melhora na busca por pacotes para 2021

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de outubro de 2020 às 02:51
  • Modificado em 26 de outubro de 2020 às 02:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a quarentena em vigor, pessoas procuram viagens para o Nordeste, mas muitos já planejam ir ao exterior

Depois de sete meses de incerteza por causa da pandemia, agências de turismo em Franca e Ribeirão Preto registram aumento na busca de pacotes de férias para 2021. 

Dona de um escritório, Renata Marambello diz que as vendas no último mês aumentaram 40%.

“Com esses novos voos, o Nordeste reabrindo, os hotéis com protocolos de segurança e os aeroportos também, a procura tem aumentado a cada dia mais”, diz.

Na agência de Renata, os lugares mais procurados são cidades do Nordeste, mas os destinos internacionais também estão na mira dos clientes do empresário Fernando Barreto. 

Ele diz ter registrado aumento de 30% no número de viagens contratadas.

“México, temos também uma procura bem expressiva por Turquia. Mesmo não estando com as fronteiras abertas, as pessoas estão se planejando para viajar para a Europa, para todo o Caribe e aos Estados Unidos”, afirma.

Problemas​

Apesar de as pessoas estarem mais confiantes em relação à perda do impacto da pandemia, é preciso ficar atento ao lugar escolhido para as férias. 

Muitos países ainda não autorizam a entrada de turistas, por causa da Covid-19.

No começo de 2020, a professora Grazielli Moreli fechou uma viagem para passar as férias de janeiro de 2021 no Caribe. 

Ela afirma que a ilha para qual está de viagem marcada não está permitindo a entrada de turistas.

“Para cancelar, é necessário que eu tenha um documento provando que eu não posso ir. O único documento que eu tenho hoje é o print da página do site da ilha que eu vou viajar, que não aceita turistas e diz que turistas só são bem-vindos se for urgência, se tem parentes, coisas do tipo. Então, não pode ir realmente”, diz.

Grazielli enviou um e-mail às autoridades caribenhas, mas ainda não teve retorno.

“A minha maior preocupação é eu não ter o meu dinheiro de volta, porque é uma hospedagem de 30 dias, não é uma coisa barata, não é pouco dinheiro.”

Pesquisa antecipada​

Coordenador do Procon em Ribeirão Preto, Feres Najm alerta que mesmo com o setor aquecido, é preciso cuidado e pesquisa para evitar problemas.

“A gente tem um estado de calamidade pública que vai se encerrar, em tese, até 31/12. Se a pessoa tem uma pretensão de comprar no ano que vem, é importante observar o local que ela vai, como é que está aquele destino, se tem alguma restrição administrativa do órgão oficial daquele país, cidade, para que ela não seja pega de surpresa.”

*Informações G1


+ Cotidiano