Adultos com menos de 50 anos deverão receber vacina contra o sarampo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de julho de 2018 às 08:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, vacinação deverá ser feita nas Unidades Básicas de Saúde a partir de seis de agosto

Os francanos com menos de 50 anos de idade deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinarem contra o sarampo. A iniciativa de prevenção deverá ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto e visa a evitar surtos da doença em todo o país.

Quem tiver até 30 anos de idade, deverá receber duas doses da vacina, ao passo que as pessoas de 31 a 50 anos serão imunizadas com apenas uma dose. Toda a ação é custeada pelo Governo Federal e gratuita aos francanos. A idade mínima para receber a vacina é um ano completo.​

A ação do governo ocorre diante do risco da volta de doenças contagiosas consideradas erradicadas no Brasil – como sarampo e repetirá as campanhas específicas, como era comum no país nos 1980 e 1990, com ótimos resultados.

Em agosto, com este objetivo, ao invés da campanha de multivacinação, o Brasil terá uma ação focada na prevenção da pólio e do sarampo, com investimentos de R$ 30 milhões.

Em 2017, todas as vacinas oferecidas gratuitamente ficaram abaixo da meta de 95% preconizada pela Organização Mundial de Saúde para o controle de doenças infecciosas. Em 2011, por exemplo, as coberturas para pólio e sarampo – consideradas graves – eram de 100%. As campanhas visam atingir a totalidade dos brasileiros.


+ Saúde