Adiada inauguração do Centro Municipal de Qualificação de Guaíra

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de maio de 2018 às 12:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Solenidade havia sido reagendada para o dia 21 de maio, mas por falta de agenda de Lúcia França, foi adiada

A Prefeitura,  com projeto e execução do Fundo Social de Solidariedade está nos preparativos finais para inauguração do Centro de Qualificação do Município de Guaíra ” Neuza Correia Longo” . O projeto será implantado no antigo prédio que abrigava a Diretoria de Desenvolvimento do, na rua 8 esquina com a avenida 9. A data de inauguração foi adiada, seria dia 11, depois passou para o dia 21 de maio, mas em virtude da incompatibilidade com a agenda da primeira dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade, professora Lúcia França, que estaria presente à solenidade de inauguração

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guaíra, a primeira dama do município, Elaine Olivério Lelis, em funcionamento, o centro disponibilizará cursos de qualificação nas áreas de beleza, panificação, corte e costura, modelagem, bordado em pedraria e também da construção civil.

Como as dimensões permitem  o prédio também abrigará o Fundo Social de Solidariedade, o brechó social e também a “Lojinha do Bebê” do programa “Amor de Mãe/Amor de Pai”, projeto perene desenvolvido pelo setor.

Elaine classifica a implantação do cento como “…uma grande conquista para o nosso município. Tanto para aqueles que precisam se qualificar para adentrar o mercado de trabalho, quanto para aqueles que queiram abrir o seu próprio negócio. Todos terão no Centro de Qualificação Profissional, a oportunidade de aprender uma nova profissão. Para os projetos já desenvolvidos pelo Fundo Social, o ambiente será muito mais aconchegante, garantindo um atendimento mais humanizado”.

“Esta é uma forma de oportunizar a geração de empregos e renda para o cidadão. Com isso a administração exerce com seriedade e responsabilidade projetos que atendem as necessidades da população, especialmente no quesito capacitação para geração de renda”.

“Em um mundo competitivo, a função da administração pública é criar condições para que o trabalhador esteja preparado para o mercado”, pondera o prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis.

NEUZA CORREA LONGO

Espírito acolhedor foi sua marca. Seu jeito todo particular de conduzir seu salão , seu dia-a-dia foi  costurado com carinho, amizade e simpatia entre suas funcionárias e clientela. Esta era Neuza Correa Longo, que por mais  de 45 anos exerceu a profissão de cabeleireira em Guaíra.

A energia positiva e empreendedora que fluía de Neuza vinha do seu jeito batalhador. Desde menina trabalhava em salão de beleza, após o casamento resolveu parar de trabalhar, mas após três anos iniciou as atividades novamente.

Começou em casa, com a área de trabalho no canto da sala. Os filhos ficavam envolta da barra da saia. Apesar de tempos difíceis, Neuza dizia que foi muito bom.

 No início a maioria das clientes eram evangélicas que faziam penteados em longos cabelos. Depois  Neuza foi  me aprimorando com cursos de cabeleireiro, estética facial e Mega hairy, e assim se tornou uma das cabeleireiras mais procuradas de Guaíra e região quanto ao quesito enxertia de madeixas.

Mãe de cinco filhos e 12 netos, Neuza chegava a trabalhar de 10 a 12 horas por dia. As dificuldades foram superadas com sua religiosidade e força da fé.

Sempre sorridente, Neuza contava fatos inusitados aconteceram nos longos anos de profissão.

Como uma certa vez estava preparando duas noivas , irmãs e  que iriam se casar no mesmo dia. Quando, de repente, uma delas perdeu a aliança. Foi um sufoco. Todos procurando e nada.  Solução: a cabeleireira emprestou a minha aliança para que ela se casasse, no entanto a aliança foi encontra na última hora, no jardim.

Apesar da correria Neuza ainda dedicava tempo para boas ações. Em atos solidário, ela fabricava perucas para o Hospital do câncer em Barretos. Considerava um  gesto é pequeno, mas, satisfazia-se em ver a felicidade dos pacientes mais carentes ao receber a peruca. 


+ Cidades