Vendas para o Dia dos Pais deste ano devem crescer 2%, mostra pesquisa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de agosto de 2019 às 22:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
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O comércio é o setor mais otimista em relação ao aumento das vendas no Dia dos Pais em 2019

O movimento de vendas do varejo paulista deverá crescer em torno de 2% neste Dia dos Pais, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Se temperaturas ficarem baixas nos próximos dias, pode ser que o número seja um pouco maior, puxado pelo ramo de vestuário”, analisa Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo.

Nessa época do ano as lojas fazem as liquidações para desovar a moda outono-inverno e se preparar para a próxima coleção. “É um fator que também pode ajudar a vender”, diz Solimeo.

O economista lembra que o Dia dos Pais não é uma das datas mais fortes do calendário comercial – disputa a quarta colocação com o Dia das Crianças -e os presentes são de baixo valor.

Segundo o Balanço de Vendas/ACSP, de janeiro até a primeira quinzena de julho, o varejo paulista registrou crescimento de apenas 1% nas vendas a prazo e de 2,4% nas vendas à vista, sobre igual período de 2018 (resultando em alta média de 1,7%, embora tenha havido muita volatilidade nos meses).

“Os dados do Dia dos Pais devem ser aproximar destes números. A economia está enfrentando dificuldades para evoluir de maneira mais vigorosa e o comércio sente isso”, diz Solimeo.

O comércio é o setor mais otimista em relação ao aumento das vendas no Dia dos Pais em 2019, de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, feita para a data comemorativa.

Entre os empresários deste setor, 49% esperam um crescimento nas vendas do Dia dos Pais em comparação à data do ano passado. Outros 29% esperam vendas iguais, 22% preveem um cenário de queda nas vendas para a data deste ano.

Já entre os empresários da indústria e do setor de Serviços prevalece a expectativa de vendas iguais às do ano passado (45% e 39%, respectivamente). O gráfico abaixo ilustra os números citados.

Quando questionados sobre a contratação de mão de obra para a data, a maioria dos empresários dos três setores afirmou que não planeja contratar mais funcionários em função do Dia dos Pais: 88% do Comércio, 83% da Indústria e 85% de Serviços. 

12% dos empresários do comércio planejam contratar mais mão de obra, percentual que chega a 17% entre os da indústria e a 15% no setor de Serviços.

Já em relação à estratégia para o aumento das vendas, entre comércio e serviços, independentemente da contratação de mão de obra, prevalece a concessão de descontos para alavancar as vendas do período.

Facilitar o pagamento por meio de parcelamento será a opção para os que não contratarão, principalmente para o setor da Indústria. 

No comércio, 47% dos empresários afirmam esperar que as vendas do Dia dos Pais representem mais de 5% do faturamento total de 2019. Já entre os da indústria e os do setor de Serviços, esse percentual é de 37% e 27%, respectivamente.


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