Centro de Irradiação chega ao Brasil pelo Acordo de Desenvolvimento

Projeto será voltado à esterilização e produtos farmacêuticos, cosméticos e outras aplicações industriais

Postado em: em Tecnologia

A agência de promoção de investimentos e competitividade do governo estadual, Investe São Paulo, responsável pela interlocução com entidades governamentais, informações estratégicas e questões de licenciamento ambiental, tributação e infraestrutura, teve participação importante no Acordo de Desenvolvimento de Projeto (ADP) para a implementação e operação conjunta de um Centro de Irradiação no Brasil.

O documento foi assinado pela Corporação Estatal de Energia Nuclear Rosatom, através de sua subsidiária, Rosatom Healthcare (RHC), e a empresa brasileira CK3 – do lado russo, pelo diretor geral da RHC, Denis Cherednichenko, e do lado brasileiro, pelo diretor da CK3, Raphael Guiguer.

Durante meses, ambas as empresas estudaram as necessidades do mercado, os regulamentos, as alternativas tecnológicas, entre outros aspectos fundamentais para desenvolver as soluções mais avançadas para os clientes locais.

O ADP é o fio condutor da formação de uma empresa conjunta voltada à oferta de serviços de irradiação para o mercado brasileiro, usando tecnologias russas baseadas em aceleradores de elétrons e raios X para a esterilização de produtos farmacêuticos, cosméticos e de saúde, entre outras aplicações industriais.

O projeto combina o conhecimento russo na área das tecnologias de radiação e a experiência brasileira com o mercado local. As experiências da RHC e da CK3 têm como objetivo oferecer serviços de alta qualidade aos clientes, seguindo a estratégia da Rosatom de aumentar sua participação no mercado latino-americano.


Artigos Relacionados