Acir de Matos defende tese que mereceu nota 10 da banca da PUC – São Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de abril de 2017 às 15:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Antes de defender a conclusão de sua tese, Acir a apresentou num congresso para Juízes do TSJ do México

O advogado Acir de Matos Gomes defendeu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em março passado, a tese “O judiciário e a retórica sexista: valores, hierarquias e lugares retóricos”.

Ele fez uma análise do acórdão (julgamento) do Supremo Tribunal Federal que reconheceu e validou o casamento e a união estável entre pessoas do mesmo sexo, mesmo não tendo no Brasil uma lei escrita que garanta esse direito.

A teoria utilizada para analisar o objeto da pesquisa foi a Retórica Clássica e a Nova Retórica.

Para seu júbilo, foi aprovado com nota máxima: 10.

Antes de defender essa pesquisa na conclusão de sua tese, Acir a apresentou num congresso para Juízes do TSJ do México. Foi o único pesquisador e advogado do Brasil convidado a estar presente nesse evento.

Acir de Matos Gomes acredita que esses fatos são reconhecimentos da qualidade do ensino e das pesquisas na área jurídica e afins realizadas em Franca por profissional francano.

Tornar-se doutor exige quatro anos de densos estudos, de apropriação de teorias complexas, dedicação de tempo e dinheiro com viagens, livros, congressos, além de muitas outras coisas, como abdicar horas de convívio com a família.

Atuando como advogado nas áreas Cível, Família e Criminal, e como docente nas disciplinas de Processo Civil e Medicina Legal, Acir de Matos vivenciou nos últimos anos muitas conquistas, além da conclusão da pós-graduação em Psicanálise e a conclusão de seu doutorado na PUC-SP.

Entre elas, a apresentação e publicação das pesquisas realizadas na pós-graduação e no doutorado, a escrita semanal de artigos de opinião, e o pleno exercício profissional como advogado e professor universitário.

Incansável quando o assunto é sua profissão, Acir tem alguns projetos em mente.

Um deles é a expansão de seu escritório de advocacia e a publicação de um novo livro e possível reedição com revisão e ampliação do livro “Discurso jurídico, mulher e ideologia: uma análise da Lei Maria da Penha”, que está esgotado.

“A minha trajetória sempre foi e continua sendo de muita luta pelos ideais que acredito e não meço esforços para conquistá-los”, afirma o agora doutor francano.


+ Educação