Ação Social de Franca reúne diversas unidades de serviço para balanço

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 11:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Encontro tem como objetivo apresentar resultados dos trabalhos de formação continuada em 2017

A secretaria municipal de Ação Social promoverá nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, o Encontro Integrado da Ação Social de Franca, que reunirá diversas unidades de serviço da área, para que sejam apresentados os resultados do trabalho de Formação Continuada realizado ao longo de 2017. 

Participarão, depois de mais de 330 h de formação nos últimos 10 meses, a equipe de Gestão, dos trabalhadores da secretaria de Ação Social, CRAS, CREAS, Centro Pop, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e Equipe de Monitoramento e da rede socioassistencial prestadora de Serviços.

 A Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visa corroborar com a profissionalização do Sistema Único, que requer de seus gestores, trabalhadores e conselheiros novos conhecimentos, habilidades e atitudes frente as necessidades da provisão dos serviços e benefícios socioassistenciais mais qualificadas e comprometidas com um projeto emancipatório de sociedade. 

Ao longo desse ano, foi trabalhado a perspectiva político-pedagógica fundada na educação permanente na Assistência Social. O processo de formação foi realizado por meio de supervisão à equipe do órgão gestor, às Unidades Estatais, juntamente com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e na consolidação do processo de reordenamento institucional, com foco no trabalho articulado e integrado desenvolvido na cidade, buscando formular respostas concretas às demandas da população.

De acordo com a secretaria de Ação Social de Franca, foi iniciado em 2017 a formação introdutória à Proteção Social Especial (PSE de Alta Complexidade), assegurando o alinhamento conceitual e metodológico ao trabalho desenvolvido nos diferentes Serviços.

Ao todo foram 10 meses de Formação, de março a dezembro de 2017, com carga horária de 336 horas, ministradas por equipes do Instituto Paulo Freire de São Paulo.