A voz forte da Deputada Graciela na denúncia dos feminicídios em São Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de setembro de 2020 às 16:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Deputada Graciela repudia aumento dos feminicídios em SP e reforça importância da denúncia

A deputada estadual Delegada Graciela (PL) repudiou o aumento dos feminicídios registrados no Estado de São Paulo neste ano, entre os meses de janeiro e julho.

O aumento de assassinatos ligados ao fato da vítima ser mulher – ou por discriminação – foi de 12% no período, saltando de 90 para 101 casos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Delegada Graciela reforçou a importância das mulheres denunciarem todo tipo de violência, desde ameaças a agressões físicas.

“Das 13 mulheres vítimas de feminicídio no mês de julho, somente uma tinha medida protetiva. É fundamental a denúncia para que a violência possa ser combatida”, afirmou a deputada, que exerceu a função de delegada de defesa da mulher por 30 anos. 

A deputada, que preside a Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem trabalhado por medidas efetivas de proteção às mulheres. 

Solicitou e foi atendida pela Polícia Militar em Franca e conseguiu a implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade.

Em junho, primeiro mês de atuação da Patrulha em Franca, foram realizadas 37 visitas pelos policiais, que também auxiliaram as mulheres na instalação do aplicativo SOS Mulher. 

Já no início de julho, um homem foi preso pela Patrulha por descumprimento da medida protetiva. 

A Patrulha está em pleno funcionamento, visitando as mulheres com medida protetiva e também os agressores. 

Os policiais verificam o cumprimento das medidas, dão orientações e agem, quando há a desobediência. 

“Descumprimento de medida protetiva pode levar o agressor para a cadeia, daí a importância que ressaltamos da denúncia, de levar os casos ao conhecimento das autoridades”, explicou a deputada Delegada Graciela.

Outra importante ação da deputada é a Lei “Viva Mulher”, de sua autoria, já em vigor no Estado, que visa a realizar a reeducação dos agressores, em situações de violência doméstica, por meio de um programa de conscientização, com o foco em evitar a reincidência. 

“Vamos seguir trabalhando, a exemplo do que fizemos durante toda a carreira de delegada, para combater a violência contra a mulher”, afirmou a Deputada Graciela.

A deputada informou ainda que as denúncias de violência podem ser feitas, inclusive, pela internet, assegurando menos exposição para as denunciantes, além de ser uma opção viável durante o distanciamento social em razão da pandemia. 

Basta acessar o link: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.go…


+ Política