A sustentabilidade durante a semana fashion... Fantástico!!!!

Postado em:

Um tema, no entanto, teceu uma espécie de fio condutor, relacionando várias coleções do evento: a sustentabilidade, trazendo para as passarelas inovação e bom gosto... Olhem isso!!!

ENGAJAMENTO

Conectar a moda a propósitos, motivos de fazer para além de “maximizar o lucro”, é uma das formas mais sustentáveis de pensar a indústria. No primeiro dia do evento, o projeto Ponto Firme, capitaneado por Gustavo Silvestre, apresentou peças confeccionadas por 20 presidiários da penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos.foi simplesmente demais e as peças em crochê maravilhosas....

Fernanda Yamamoto se inspirou na comunidade japonesa Yuba, no interior de São Paulo, em que o dinheiro não circula, a agricultura é a base do sustento e a arte tem imensa importância, para resgatar valores de que tantas vezes carecemos no cotidiano.... Deu o recado de maneira artística e real....

Ronaldo Fraga contou a história de Barra Longa, região devastada pelas chuvas de Mariana (MG): lembrou dos que se foram e do que se foi, e trabalhou com mulheres que ficaram e deram forma à sua história em bordados – uma arte que vem se perdendo no tempo. Belos (em todos os sentidos) exemplos do potencial que a moda tem de discursar sobre questões que não devem – e não podem – calar.

Com imaginação amorosa e fértil, ele transformou Mariana em uma poesia audiovisual. Vestidos simples – no sentido de pureza e inocência – remetem a esse renascer, ornados por bordados aplicados diretamente nas peças em forma de coração e folhas, e um trabalho muito precioso de joias em folhas bordadas feitas pela artista Clarice Borian. Esse trabalho da Clarice é uma das coisas mais bonitas que vi em ornamentos recentemente. Assim como as músicas cantadas ao vivo por Lívia Nestrovski e o músico Fred Ferreira – Lívia é filha de outro grande talento, o compositor, músico e escritor Arthur Nestrovski.

Durou apenas 15 minutos. Mas 15 minutos à flor da pele valem por uma eternidade... Muito choro!!!!!!

MANIFESTO

Responsabilidade ambiental foi a principal bandeira levantada pela Osklen. O conceito foi trabalhado como manifesto, divertidamente sintetizado no trocadilho “ASAP – As sustainable as possible, as soon as possible”. A marca, que investe em alternativas para uma moda sustentável desde 1998, desfilou matérias-primas como o algodão reciclado em sarja, tricô e malharia - alguns materiais construídos a partir de retalhos da própria Osklen e reutilização de sobras da indústria têxtil.... Fabuloso!!!

A marca Beira, estreante do evento, declara: “as coleções da Beira são desenvolvidas seguindo um princípio de continuidade (...). O intuito é contar uma história, aprofundar uma linguagem e valorizar o tempo através de um processo criativo sem rupturas”. Essa forma de pensar se opõe a fixar um prazo de validade a cada coleção.....

Esgotou-se o tempo em que “mais do mesmo” era um comentário pejorativo. Em uma filosofia verdadeiramente sustentável, a consistência do “mesmo” denota um estilista seguro de que seu consumidor terá suas escolhas e não precisa renovar, a cada temporada, seu guarda-roupa completo. Luxo!

Dica de Diva!!!

O projeto TOP5  é uma das iniciativas realizadas pelo Instituto Nacional de Moda e Design, IN-MOD, em parceria com o Sebrae Nacional por meio do convênio “Contextualizar na Moda III”. Voltado para a construção e fortalecimento de relações sustentáveis na cadeia produtiva da moda, seu principal objetivo é desenvolver o trabalho de cinco jovens etiquetas de todo o Brasil.

Em sua 2ª edição, o programa de aceleração de negócios da moda aconteceu no SPFW45 através do desfile de marcas de cinco estados brasileiros: Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN). Eles todos arrasaram e mostraram seu trabalho em grande estilo!!! Esse incentivo faz toda a diferença para os novos estilistas....

KARINE FOUVRY (RIO DE JANEIRO)


Minha coleção preferida desse projeto lindo!!! Amei todas as peças...

Espero vocês no meu instagram:

Claudiamadeira_oficial

Superbeijo de Diva!!!


*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​