“A MÚSICA E OS MÚSICOS”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de julho de 2019 às 13:21
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“MORE THAN A FEELING” – Um dos “riffs” mais consagrados da história do rock. “Riff” é aquela frase marcante que, na maioria das vezes, é responsável pela identificação da música. E, entre os tantos e tantos que conhecemos, temos este solo de guitarra, que você vai poder conferir no vídeo lá no final da matéria.

A gravação é do grupo Boston, que, depois da celebração do Bicentenário da Independência dos Estados Unidos, através de um trabalho árduo do ex-engenheiro de som e então guitarrista Donald “Tom” Scholz, lançou o melhor presente de Natal do ano de 1976: o LP “Boston”. O álbum foi gravado usando equipamento emprestado da banda Aerosmith e mixado quase que totalmente por Scholz em seu estúdio caseiro, com repertório baseado no modelo dos consagrados Cream e Led Leppelin. Rocks melódicos, guitarras flamejantes, doces vocais em cascata e ritmos poderosos fizeram deste álbum uma obra marcante, daquelas que você tem quase que obrigação de ouvir antes de morrer. Daí, sua inclusão no livro “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”.

No dito álbum está inserido o hino fundamental (citado lá em cima) “More Than a Feeling”, com seu “riff” pegajoso, que, graças à sua popularidade duradoura, fez do LP Boston um sucesso multiplatinado. Alcançou a 5ª posição da Billboard Hot 100 e em 2003 já tinha vendido 17 milhões de cópias e continua nesse ritmo até hoje.

Na voz marcante de Brad Delp, fez parte de trilhas de filmes como Contatos Imediatos de 3º Grau (1977), Gatinhas (1980), Ela Vai Ter Um Bebê (1988) e Madagascar 2 (2008). Também está inserida em episódios das séries The Walking Dead, Glee, Seven Seconds e Guitar Hero.

Confira no vídeo: Boston – More Than a Feeling.

Fontes : “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer” – Ed. Sextante

Revista da Música

Arquivo Pessoal de Dados

Foto: Divulgação

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero