“A MÚSICA E OS MÚSICOS”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de maio de 2019 às 17:09
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​​ME CHAMA

Lobão (João Luís Woerdenbag Filho) é classificado como um dos “malditos da música brasileira”. Mas tudo depende do ponto de vista e deixemos isso pra lá. Falemos de uma de suas obras mais marcantes:”Me Chama”

Foi uma das duas faixas que despertaram a atenção da crítica e que se projetaram através da execução nas emissoras de rádio, inseridas que foram em seu segundo LP, “Ronaldo foi pra guerra”, no ano de 1984. Disco este, aliás, recebido com uma incomum repercussão.

Assinada pelo próprio Lobão, a canção possui linha melódica acima da média, superior, inclusive, à de “Corações Psicodélicos”, a outra música de trabalho do disco e a preferida da gravadora para efeito de divulgação. Sua letra focaliza a aflição de quem espera um telefonema (que nunca vem) da pessoa amada. Contém a angústia de músicas dos anos 50 em tempo de rock, daí, talvez, a citação no primeiro verso de uma canção de fossa da época: “Chove lá fora e aqui/ tá tanto frio/ me dá vontade de saber/ aonde está você/ me telefona/ me chama, me chama…”

Lobão é um bom músico. Toca guitarra, mas seu principal instrumento sempre foi a bateria. Tocou nos grupos Vímana, Blitz (do qual foi fundador), Gang 90 & As Absurdettes e trabalhou comvários cantores, como Luiz Melodia, Lulu Santos, Ritchie e Marina Lima. Cara bem articulado, é considerado um dos principais responsáveis pelo “boom” do rock nacional nos anos 80, ao lado de bandas de projeção como Paralamas do Sucesso, Titãs e Legião Urbana.

“Me Chama” recebeu elogiadíssimas gravações através de Marina Lima, Nelson Gonçalves, Ângela Ro Ro, Nelson Gonçalves, Toquinho e uma, inesperada, de João Gilberto, que você pode ouvir em nosso “Beny Chagas Music Show” desta semana. Confira as web rádios que retransmitem o programa no destaque abaixo.

E no link, uma versão ao vivo de “Me Chama” com o próprio Lobão e banda.

Fontes : A Canção no Tempo – Zuza Homem de Mello/Jairo Severiano

Revista da Música

Arquivo Pessoal de Dados

Fotos: Divulgação

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero