A MELHOR ÉPOCA PRA TREINAR EM 5 RAZÕES

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de junho de 2017 às 10:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Primeiramente quero agradecer todas as mensagens que recebi em comemoração ao meu aniversário na última quinta, e eu espero sinceramente continuar sendo merecedor de todo esse carinho. Muito obrigado mesmo!!

Chegamos naquela época em que a preguiça chega com força devido as baixas temperaturas do inverno e, consequentemente, passamos a comer mais, principalmente nas festas juninas. Ou seja, é o casamento “perfeito”: frio e comilança desenfreada.

Mas a coluna de hoje é pra explicar por que esta época é ideal pra começar ou retomar uma atividade física, e eu vou te dar algumas razões que vão fazer você pensar com mais carinho a respeito.

1- QUEIMA DE CALORIAS EXTRAS

Sim, treinar no inverno faz você gastar mais calorias pois nosso corpo precisa de uma energia extra nesta época pra manter suas funções metabólicas. Por isso sentimos mais fome ou mais vontade de comer nesta época. Ou seja, seu metabolismo dá uma acelerada e você tem que aproveitar esse momento pra contar com essa forcinha extra para perder mais gorduras.

2- TREINOS MAIS CONFORTÁVEIS

Pois é, tem gente que não suporta o desconforto causado pelo calor. Ficar suando então, nem se fala!! Se você também pensa dessa forma, saiba que treinar nas baixas temperaturas acaba sendo mais confortável, pois a temperatura ambiente mais fria diminui a incidência da sudorese. Além disso, este conforto pode se refletir também nas academias, que ficam mais vazias durante as baixas estações. Perfeito pra quem detesta revezar aparelho na musculação ou enfrentar fila de espera na esteira!!

3- MELHOR PARA O “PROJETO VERÃO”

Esqueça essa história de entrar na academia durante a primavera visando aqueles milagres de verão!! Aproveite essa força extra que o teu corpo te dá a partir do outono e comece agora o seu “Projeto Verão”. Com certeza, os resultados que você deseja podem chegar ainda na primavera. Pense nisso e leve essa prática por toda a sua vida, e não só no verão!!

4- EVITA DORES ARTICULARES E DOENÇAS DA ÉPOCA

Geralmente, sentimos mais dores pelo corpo nas épocas mais frias. A atividade física regular promove o fortalecimento dos músculos, contribuindo para a diminuição das dores articulares. Além disso, nossa imunidade aumenta, diminuindo a probabilidade de gripes e resfriados.

5- COMBATE EXCESSOS ALIMENTARES

Uma rotina composta de atividade física regular e alimentação equilibrada ajuda a não exagerar nas festas juninas e ainda dá pra manter esse ritmo para não exagerar também nas festas de fim de ano. Fica mais fácil manter a rotina que você construiu meses atrás. Você pode se dar ao luxo de comer o que quiser nas festas, mas sem exageros!!

Dito isso, algumas recomendações para treinar nesta época são necessárias:

  • ​O aquecimento tem que ser mais longo e vigoroso, pois o corpo demora um pouco mais pra chegar na temperatura ideal pra prática de exercícios;
  • Apesar de haver menos transpiração, a hidratação continua sendo importante antes, durante e após qualquer atividade;
  • Roupas apropriadas com atenção especial nas extremidades, portanto, o uso de gorros, luvas e meias são recomendados.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail ou acessar as minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes