A hipertensão arterial pode ser controlada a partir de mudanças nos hábitos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de novembro de 2015 às 19:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Algumas alternativas simples, como a prática de exercícios, são eficazes para melhorar o problema

A pressão alta é um dos problemas de saúde que mais mata no planeta. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que mais de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à hipertesão arterial, além da doença estar relacionada com 45% dos ataques de coração e 51% dos derrames cerebrais.

Só no Brasil, a hipertensão é responsável por 300 mil mortes anualmente, 820 por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. Os números são realmente alarmantes ainda mais se tratando de um problema silencioso, que muitas vezes não apresenta sintomas. Por isso, é sempre importante realizar a aferição de pressão para averiguar se está tudo sob controle.

 Quando detectado o problema, é necessária uma avaliação médica para que os remédios apropriados sejam receitados. Porém, existem também algumas mudanças nos hábitos que podem ser fundamentais para a conquista de um estilo de vida mais saudável e para ajudar no controle da pressão arterial.

Confira quais são as principais formas de reduzir a pressão arterial sem o uso de medicamentos:

– Diminuir o sal dos alimentos: O sódio causa retenção de fluidos, dando mais volume ao sangue. Para mover esse sangue mais volumoso, o coração tem de bombear mais forte. Isso causa um aumento na pressão arterial.

– Beber de 8 a 10 copos de água por dia: A água ajuda a lavar as toxinas nocivas no sangue que causam aumento da pressão. Além disso, ajuda a lavar os sais excessivos que causam aumento na pressão sanguínea.

A água é um aliado importante para controlar a pressão arterial (Foto: Reprodução)

– Consumir frutas, verduras e alimentos ricos em fibras: As fibras agem como pequenas esponjas no organismo, ajudam a limpar o corpo e regular o sistema digestivo, controlando, assim, a pressão arterial.

– Parar de fumar: O cigarro causa uma elevação na pressão arterial por causa dos estimulantes presentes na fumaça. Além disso, ao eliminar o cigarro da sua vida, você também ajuda o seu coração ficar mais saudável e reduz a probabilidade de um câncer de pulmão, por exemplo.

– Perder peso: O peso extra faz com que o coração trabalhe duro o tempo todo. Para cada quilo eliminado, está associado a diminuição de 0,39mmHg na pressão arterial sistólica e 0,26mmHg na pressão diastólica. A pesquisa mostra ainda que uma perda de 5% do peso corporal diminui o risco de hipertensão em 13% e 20% em eventos cardiovasculares novo

– Fazer exercícios: Exercitar-se 30 minutos por dia realmente diminuirá a pressão arterial. Uma velocidade de 5 km por hora já é o suficiente para fazer você viver mais e melhor.

Caminhar 30 minutos por dia já é o bastante para trazer benefícios à saúde e ao coração (Foto: Reprodução)

– Relaxar: O stress do dia-a-dia é um dos principais responsáveis pela hipertensão. Então mantenha a calma, relaxe e reserve sempre um tempo para você. Tome um banho morno, faça meditação, concentre em sua respiração, reze… Enfim, encontre uma maneira de eliminar o stress e os problemas. 

Meditação é uma ótima alternativa para relaxar e controlar a hipertensão (Foto: Reprodução)


+ Saúde