A cada cinco minutos, três pacientes morrem por falhas nos hospitais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de novembro de 2017 às 08:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os dados, alarmantes, apontam que, todo dia, 829 brasileiros morrem por essa causa

Estudos divulgados no Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), afirmam que falhas registradas em hospitais são a segunda causa de morte mais comum no Brasil.

Os dados, alarmantes, apontam que, todo dia, 829 brasileiros morrem em decorrência de condições adquiridas nas próprias unidades de saúde, o que equivale a três mortos a cada cinco minutos.

O estudo foi produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir de um termo de cooperação com o IESS.

Em termos de comparação, 129 brasileiros morrem por acidente de trânsito a cada dia; enquanto 164 mortes violentas (por homicídio e latrocínio, entre outros) são registradas diariamente e o câncer mata de 480 a 520 brasileiros também por dia. Com isso, as falhas hospitalares matam mais pessoas que essas três causas juntas.

Apenas as doenças cardiovasculares, consideradas a principal causa de falecimento no mundo, matam mais pessoas que as falhas em hospitais no País: são 950 brasileiros por dia.

O estudo aponta para falhas como erro de dosagem ou aplicação de medicamentos, uso incorreto de equipamentos e infecção hospitalar, dentre outros casos, o que não significa, necessariamente, negligência ou baixa qualidade de atendimento. Não há dados específicos sobre Franca e região.


+ Saúde