À base de molho de melado de cana, costelinha suína caramelizada impressiona

O tempero da costelinha com o sabor adocicado do molho tornarão a sua refeição ainda mais especial​

Postado em: em Gastronomia

A carne de porco é uma fonte de proteínas nutritiva e muito suculenta, mas, muitas vezes, por ser tão comum na mesa do brasileiro, passa a ter sempre o mesmo preparo, acompanhamentos e sabor.

Seus diversos cortes apresentam várias possibilidades de preparado: assados, fritos, cozidos, dentre outros. E como sugestão, o Jornal da Franca traz a receita de uma Costelinha suína caramelizada, que é incrementada pelo molho que a carameliza, à base de melado de cana. O tempero da costelinha com o sabor adocicado do molho tornarão a sua refeição ainda mais especial

Costela Suína Caramelizada

Ingredientes

Para a costela

  • 1,5 kg de costela suína temperada 
  • Vinagre a gosto
  • Alecrim fresco
  • Chimichurri (usei o tempero seco)
  • Azeite a gosto
  • Sal moído na hora
  • 500 g de batata bolinha com casca

Para o molho (que vai caramelizar nossa costela)

  • 3 colheres de sopa de catchup
  • 3 colheres de sopa de molho inglês
  • 3 colheres de sopa de melado de cana

Modo de Preparo

1. Mesmo usando essa costela já temperada, sempre dou uma incrementada com temperos próprios. Borrifo vinagre de maçã na costela ainda crua e salpico chimichurri seco também. Não especifiquei a quantidade porque fica a gosto dar a temperada a mais. Despejo sobre a costela com os temperos uma dose generosa de azeite, de forma que ela fique bem envolvida por toda essa mistura de sabores.

PS 1: sei que tem gente que odeia esse “a gosto” mas infelizmente não tem jeito, fica a critério do cozinheiro dar essa temperadinha a mais.

PS 2: você pode assar a costelinha inteira ou então cortar em porções individuais. É uma ótima sugestão para servir de aperitivo.

2. Com a costela bem lambuzada, acomodo a carne em um refratário e em volta coloco a batata bolinha. Tempero com sal moído na hora (mas você pode usar o sal que preferir). Para assados, gosto desse sal mais grosso pois salga melhor a carne. Cubra o refratário com papel alumínio e asse em fogo baixo por 1h.

3. Enquanto a sua costelinha tá assando, prepare o molho que vai caramelizar essa belezura de carne. Misture tudo muito bem e reserve.

4. Passados os 60 primeiros minutos, remova o papel alumínio e lambuze a costela com o molho que reservamos. Asse por 20 minutos em fogo baixo, depois vire a costela e asse por mais 20 minutos ou até você notar que ela está assadinha.


Artigos Relacionados