44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras começa na terça-feira, 23, em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de outubro de 2018 às 00:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo principal do evento é promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro

​Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé”, o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras acontece de 23 a 26 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn, em Franca.

O evento tem por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

A região cafeeira da Mogiana, em São Paulo e áreas vizinhas no Sul e Triângulo, em Minas, constituem importantes pólos cafeeiros, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Promovido pela Fundação PROCAFÉ, Consórcio Pesquisa Café/EMBRAPA Café, IAC – Instituto Agronômico (SAA-SP), UNIUBE – Universidade de Uberaba (MG) e UFLA – Universidade Federal de Lavras (MG), o 44º Congresso contará este ano com 415 trabalhos para publicação e, destes, selecionados 110 trabalhos para apresentação oral. Todos serão publicado em um livro dos anais e um CD próprio.

Além disso serão realizados, em fins de tarde três seminários, abordando os temas: “Adubação de Cafezais e Gestão de Água de Irrigação”, “Cobertura Vegetal nas Ruas da Lavoura de Café” e “Gestão de Propriedades Cafeeiras”.

Durante a abertura do evento será realizada uma apresentação sobre Atual Conjuntura Cafeeira, lançamento de duas novas variedades de café e, homenagens do Mérito Cafeeiro à personalidades ligadas ao setor cafeeiro. Ainda, será concedida a Homenagem à COOPADAP como Colaborada à Pesquisa do ano de 2018.

PROGRAMAÇÃO

DIA 23 – Na abertura do evento, a partir das 9 horas da terça-feira, será promovido um debate sobre a atual conjuntura cafeeira. Em seguida, será realizado o lançamento de duas novas cultivares de café.
A tradicional sessão de homenagens também terá o seu espaço. Serão conferidas homenagens do ‘Mérito Cafeeiro’ em duas categorias: à personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira.
No mesmo dia, a partir das 14 horas, o espaço está reservado para a apresentação de 19 trabalhos de pesquisa. Já a partir das 17 horas, os participantes poderão conferir as novidades em irrigação na cafeicultura, no seminário: “Adubação de Cafezais e Gestão de Águas na Irrigação de Cafezais”.

DIA 24 – Na quarta-feira, durante a manhã e a tarde, o espaço está reservado para a apresentação de outros 40 trabalhos de pesquisa. Já a partir das 17 horas, acontecerá o segundo seminário do congresso, abordando o tema: “Uso de Cobertura de Café nas Ruas do Café”.

DIA 25 – Na quinta-feira, segue o mesmo cronograma do dia anterior, com a apresentação de 40 trabalhos durante todo o dia. Já a partir das 17 horas, no terceiro seminário, os participantes contarão com orientações sobre: “Gerenciamento de Propriedades Cafeeiras”.

DIA 26 – No último dia de evento, será realizado um Dia de Campo na Fazenda Experimental de Café “Alta Mogiana” (Av. Drº Sidney Romeu Andrade, s/nº, Jardim Marambaia, zona urbana de Franca/SP), onde a Fundação PROCAFÉ é a gestora. A proposta é a de realizar demonstração de resultados de pesquisas a campo.

Confira mais adiante a relação completa de trabalhos escolhidos pela Comissão Organizadora para a apresentação oral durante o 44º Congresso.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas somente no local do evento, a partir do primeiro dia (23/10/2018). Não serão aceitos cartões crédito/débito.

2ª FAMCAFÉ

Como parte da programação, acontecerá no mesmo período a 2ª FAMCAFÉ – 2ª Feira da Alta Mogiana de Cafeicultura de Qualidade, evento organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Prefeitura de Franca) e pela AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana e que tem por objetivo promover a integração da cadeia produtiva e a paixão pelo café, através da melhoria na qualidade do produto final.

Como parte da programação, a 2ª FAMCAFÉ contará com 10 cafeterias com 12 marcas de cafés especiais; Sala de Experiências; Apresentação de Baristas; Palestras e Workshops.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer e participar, ainda, da bela exposição “Café com Arte” promovida pela artista plástica Valéria Vidigal.

Além das instituições promotoras, o evento deste ano conta o apoio da Prefeitura de Franca, COCAPEC – Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas, CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, CNC – Conselho Nacional do Café, e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.


+ Agronegócios