4ª edição da The Street Store Franca acontece no próximo dia 21 de outubro

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de outubro de 2017 às 16:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a proposta de criar uma loja a céu aberto para moradores de rua e família carentes, projeto pede doações

Peças penduradas em cabides de papelão na rua, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e os moradores de rua e famílias necessitadas têm a oportunidade de se sentir “fazendo compras”. É essa a proposta da The Street Store Franca, que acontece no próximo dia 21 de outubro, das 9h às 15h, na Praça Nossa Senhora da Conceição – Matriz.  “Essas pessoas (que também são nossos irmãos) vão poder escolher a doação, roupas e sapatos a seu gosto, do seu tamanho. Eles serão atendidos por voluntários que vão lhe auxiliar na escolha”, explica uma das idealizadoras do projeto na cidade, Darlene Caramori.

Mas para que a 4ª edição da The Street Store Franca possa se tornar uma realidade, é preciso que a população se mobilize e faça suas doações. Estão sendo arrecadados desde livros, bonés, acessórios femininos, mochilas a roupas, calçados de adultos e infantis, além de brinquedos e doces.

Darlene enfatiza que nada será vendido, tudo será doado. “Em Franca nós temos moradores de rua e famílias carentes que necessitam de amor, de apoio, carinho e de doações. E juntos nós podemos proporcionar isso em um único evento. Uma das coisas mais importantes para ressocializar um morador de rua ou toda uma família carente é ajudar a melhorar a autoestima, e esse tipo de mobilização, como é feito na The Street Store colabora e muito nesse sentido”, destaca.

O evento The Street Store Franca é inspirado em uma iniciativa internacional. A história começou em janeiro de 2014, em Cidade do Cabo, na África do Sul. Uma agência juntou cabides de papelão, um pequeno grupo de voluntários e doações de qualquer tipo: roupas, sapatos, acessórios, entre outros, que estivessem em bom estado. Resultado? Em apenas um dia de evento, cerca de 3.500 moradores de rua foram atendidos e puderam escolher o que gostariam de vestir, como se estivessem numa loja.

Vendo que aquela situação não era exclusiva da África do Sul, a organização decidiu divulgar online o material que usa para que pessoas de todas as partes do mundo pudessem ajudar. E eles estavam certos. Além de Franca, várias cidades e capitais já desenvolvem o evento anualmente, beneficiando milhares de pessoas.

 “Pra quem pode frequentar uma loja e fazer suas escolhas parece algo simples e corriqueiro, mas para esses nossos irmãos é o resgate da cidadania, da autoestima e quem sabe, um passo para voltar a viver dignamente”, enfatiza Darlene.

Por isso, quem quiser ajudar pode entrar em contato com os voluntários do The Street Store Franca através do telefone/ whatsApp: (16) 99390-2113 ou pelo e-mail [email protected].


+ Filantropia