21ª Semana de História da Unesp Franca será de 16 e 19 de outubro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de junho de 2017 às 11:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os organizadores pretendem promover um espaço de discussão em torno das noções de escrita da história

O ​Departamento de História da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Franca) realizará entre 16 e 19 de outubro a XXI Semana de História com o tema: “Usos públicos e políticos da história e o papel do historiador”.

O objetivo dessa escolha temática é fomentar a discussão em torno dos modos de pensar e fazer história na atualidade.

O evento propõe debater: Quais relações estabelecemos com a experiência passada? Qual a utilidade da história? É possível aprender com a história? Quais os possíveis usos políticos e públicos do passado e da história na contemporaneidade? Qual o papel do testemunho? O que é o direito à memória e à história? Como estabelecer uma verdade histórica? 

Essas perguntas propõem teoricamente em um quadro epistemológico que busca desnaturalizar conceitos e problematizar as apreensões de mundo partilhadas pela coletividade, bem como colocam as pessoas em um presente marcado por uma busca incessante pela “preservação” e “reavaliação” do passado.

Motivados pelas questões acima, os organizadores da XXI Semana de História pretendem promover um espaço de discussão e diálogo em torno das noções de escrita da história, usos públicos e políticos da história, testemunho e memória.

Programação

Inscrição


+ Educação