16,7 toneladas de inservíveis são recolhidas em Arrastão de Limpeza em Franca

Ação abrangeu 34 bairros nas regiões do Centro e Cidade Nova e contou com 40 homens e 8 caminhões

Postado em: em Urbanismo

A Prefeitura de Franca realizou no último sábado, 14, o Arrastão da Limpeza nas regiões do Centro e da Cidade Nova, abrangendo 34 bairros. 

Foram recolhidos cerca de 16,7 toneladas de inservíveis. O trabalho teve a coordenação da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente com participação de agentes da Vigilância Sanitária.

O limite de ação englobou os setores entre Avenidas Hélio Palermo, Ismael Alonso y Alonso e Adhemar de Barros, a partir do Jardim Consolação. 

Cerca de 40 homens foram distribuídos para trabalhar em oito caminhões, e recolheram os inservíveis, móveis velhos, eletrodomésticos, cadeiras e outros materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Com esse trabalho a Prefeitura procura deixar a cidade mais limpa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e contou com o apoio de equipes da Vigilância Sanitária, visitando domicílios e realizando o trabalho preventivo de orientação. 

O serviço foi complementado nessa segunda-feira, 16, quando um caminhão voltou a percorrer a região para apanhar o que ficou para trás.

Além de objetivar manter a cidade limpa, o Arrastão de Limpeza visa evitar o acúmulo de materiais que facilitam o aparecimento de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Por isso, é recomendável que os munícipes sigam algumas medidas para afastar o risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue nas residências, orienta a Vigilância Sanitária.

Confira a dicas:

Pratos de vasos: retirar ou virar ao contrário. Pode colocar areia grossa ou fazer um furo para que a água escorra.

Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva.

Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar.

Ralos: devem permanecer sempre desentupidos e sem pontos de acúmulo de água.

Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente.

Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso.

Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável detritos e inservíveis


Artigos Relacionados