15 de novembro: Dia de Santo Alberto Magno, bispo e doutor da Igreja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de novembro de 2015 às 17:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns estudiosos defendem que Alberto foi o maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média

Nascido em Lauingen, no Ducado da Baviera, Alberto Magno é conhecido por sua inteligência enciclopédica e por conviver em perfeita harmonia entre as razões da ciência e da fé, defendendo que fé e razão provêm do mesmo Deus, e que não podem se contradizer.

Foi um dos mais universais pensadores da Idade Média, com interesses que iam de ciências naturais até teologia. Deixou contribuições inquestionáveis à zoologia, física, biologia, psicologia, lógica, botânica e meteorologia e por isso é considerado o santo das ciências naturais.

Estudou na Universidade de Pádua, onde conheceu as obras de Aristóteles, que pautaram muito de seus ensinamentos. Foi na universidade também que encontrou o mestre-geral dos dominicanos, o beato Jordão da Saxônia, que o encaminhou à vida religiosa.

São Aberto Magno acreditava que ciência e fé não se excluíam (Foto: Reprodução)

Em 1223 entrou para Ordem Dominicana e estudou teologia na Universidade de Bolonha. Ensinou filosofia em Hildesheim, Eriburgo, Ratisbona, Estrasburgo, depois em Paris, onde teve entre seus alunos Tomás de Aquino, do qual reconheceu logo os grandes dotes.

Em 1248, ele foi nomeado para dirigir um importante centro de estudos (chamado studium generale) da ordem dominicana em Colônia, para onde foi com Tomás de Aquino, o qual retornaria em seguida a Paris para terminar os estudos.

Posteriormente, foi eleito superior provincial da Alemanha, e neste período, percorreu a pé as várias regiões, para estar próximo das comunidades religiosas a ele confiadas, mendigando ao longo do trajeto o pão e o teto.

Em 1260, Alexandre IVnomeou-o bispo de Ratisbona, um cargo que ele manteve por apenas dois anos. Depois pediu e obteve a exoneração do cargo, voltando a viver a vida comum no seu convento de Würzburg e a ensinar em Colônia.

Depois de uma súbita deterioração de sua saúde em 1278, Alberto Magno faleceu em 15 de novembro de 1280 no convento dominicano em Colônia.

Em 1622, o papa Gregório XVdeclarou-o beato. Em 16 de dezembro de 1931, foi canonizadoe proclamado Doutor da Igreja por Pio XI. Dez anos depois, foi proclamado santo padroeirodos cientistas. Sua festa é celebrada em 15 de novembroe, segundo Joan Carroll Cruz, Alberto foi agraciado com um corpo incorrupto.

Alberto recebeu o sobrenome de Magno, por significar “o Grande”, em referência à sua inteligência. Grande parte da vida de Aberto Magno foi dedicada ao estudo de Aristóteles e uma de suas principais contribuições foi perceber que a ciência dos escritos de Aristóteles era compatível com a fé das Sagradas Escrituras e, dessa forma, formar uma filosofia autônoma, distinta da teologia e a ela vinculada só pela unidade da verdade. 


+ Religião