1ª fase da Vacinação contra a Gripe em Franca termina nesta quarta-feira, 15

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de abril de 2020 às 21:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir desta quinta, 16, serão atendidos doentes crônicos, motoristas do transporte coletivo, e etc

A vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) segue seu ritmo normal nesta quarta-feira, 15, em Franca, quando estará sendo encerrada a primeira etapa, que envolve o atendimento das pessoas idosas, profissionais de saúde, de segurança e salvamento.

A partir de quinta-feira, dia 16, conforme o calendário do Ministério da Saúde, entram novos públicos formados por doentes crônicos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, motoristas do transporte coletivo, caminhoneiros e outros.

A Vigilância Epidemiológica do município, unidade vinculada a Secretaria de Saúde reforça que a campanha segue até o dia 22 de maio e nos dias seguintes, além desse novo público, os idosos que por alguma razão ainda não se vacinaram poderão fazê-lo, bastando comparecer em um dos 14 locais.

O mesmo é válido aos profissionais de saúde, segurança e salvamento.

A estratégia segue a mesma, com 13 postos distribuídos pela cidade, nas escolas e o Drive Thru, no Poliesportivo, para pessoas que estejam de carro que não precisam nem descer. 

Em todos os locais o atendimento está ocorrendo das 8h às 12h, sendo que no período da tarde, estão sendo vacinados em área anexa ao CDI, na Secretaria de Saúde, os profissionais de saúde, segurança e salvamento.

Números

Dados apurados junto a Vigilância Epidemiológica do município destacam a importância da vacina contra a gripe H1N1, como forma de prevenção e indica que no ano passado ocorreram nos 12 meses, 111 notificações da doença, das quais 13 considerados autóctones, dois importados, 96 negativos, um sem fechamento do resultado e 3 óbitos autóctones.

Neste ano, somente nesses primeiros 3 meses foram registradas 48 notificações de H1N1, dos quais 2 suspeitos, 44 negativos e 2 positivos. 

Os indicativos sinalizam a necessidade das pessoas se preocuparem mais e buscar a vacina que é gratuita e segue disponível nos locais indicados até o dia 22 de maio.

Segunda etapa

Nesta quinta-feira, dia 16, começa a segunda etapa da imunização, acrescida dos idosos e demais profissionais da primeira fase. 

Os locais continuam os mesmos, sempre das 8h ao meio dia, prosseguindo com esse público até o dia 8 de maio. Assim, a partir desse dia 16, também devem ser vacinadas;

– as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

– funcionários do sistema prisional,

– adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas,

– população privada de liberdade,

– caminhoneiros,

– motoristas de transporte coletivo e portuários.

Locais onde se vacinar

 Além do Drive Thru, no Poliesportivo para pessoas com veículos, a vacinação nesta quarta-feira pode ser feita das 8 h às 12 hs nos seguintes locais:- Escolas José Mário Faleiros, Aeroporto 3; Carmen Nogueira Nicácio, Jardim Paulista;  Frei Germano de Annecy, Parque Progresso;  Suzana Ribeiro Sandoval, Vila Imperador; Michel Haber, Jardim Paulistano; Evaristo Fabrício, Aeroporto 2; Ângelo Scarabucci, Jardim Scarabucci/Sta Cruz;  Suely Machado da Silva, Jardim Brasilândia/São Luiz;  Barão da Franca, Vilas Nova/Stos Dumont;  Sudário Ferreira, Parque Leporace; Ana Rosa de Lima, Parque do Horto; Hélio Palermo, Jardim Dermínio e Odette Bueno Ribeiro, Jardim Luiza/Vera Cruz.


+ Saúde